quarta-feira, 27 de agosto de 2008

História do club

História
O Manchester United foi fundado como Newton Heath LYR F.C. em 1878, como o time dos operários do depósito da Cia. Ferrovia de Lancashire e Yorkshire em Newton Heath, se tornando Manchester United em 26 de Abril de 1902.
O Manchester foi o primeiro clube ingles a conquistar uma Copa Européia, o primeiro titulo da Liga dos Campeões da UEFA ocorreu, em 1968, no estádio de Wembley, em Londres, onde o Manchester, de Bobby Charlton e George Best, venceu o poderoso Benfica de Eusébio na prorrogação.
Na temporada de 98/99, o Manchester United conseguiu uma façanha, vencendo a tríplice coroa (campeão inglês, campeão da Copa da Inglaterra e campeão da Liga dos Campeões da Europa), o maior título que se pode conquistar no futebol europeu. O bicampeonato da Copa dos Campeões foi conquistado em maio de 1999, no estádio Camp Nou, em Barcelona. Perdendo para o Bayern de Munique (ALE) até os 46 minutos do segundo tempo, o Manchester United conseguiu uma virada inacreditável, marcando dois gols em um minuto e meio. Teddy Sheringham e Ole Gunnar Solskjær assinalaram os gols da vitória que trouxe de volta a taça européia ao Old Trafford depois de 30 anos. Esta partida marcou também a despedida do brilhante goleiro dinamarquês Peter Schmeichel, "The Great Dane", que defendeu a meta do Manchester durante nove anos até se transferir para o Sporting Clube de Portugal.
O Manchester United conseguiu, ainda no ano de 1999, o título de campeão mundial de clubes ao vencer, com time misto, o Palmeiras por 1 x 0 (gol de Roy Keane).
A temporada 2007/08 foi fantástica para o clube, conquistando a Double (Liga dos Campeões da UEFA e Premier League). Seu 17º título inglês foi conquistado na última rodada, após a vitória fora de casa contra o Wigan por 2 x 0, com gols do astro Cristiano Ronaldo e do lendário Ryan Giggs, que neste jogo superou a marca de Sir Bobby Charlton com 768 partidas com a camisa vermelha.
A terceira conquista européia veio contra o Chelsea, no Estádio Luzhniki, em Moscou, na primeira decisão do troféu entre dois times ingleses. No tempo regulamentar o Manchester abriu o placar com o português Cristiano Ronaldo (artilheiro da competição) aos 26min, e o empate veio com Frank Lampard no último minuto do primeiro tempo. Após uma disputa de penaltis frenética, onde até Ronaldo desperdiçou um penalti e John Terry (capitão do Chelsea) escorregou ao cobrar, o United sagrou-se tricampeão após a defesa de Van der Sar no chute de Nicolas Anelka.
Completando suas conquistas européias, foi campeão da Recopa Européia em 1991, batendo o favorito Barcelona, do técnico Johan Cruijff, na final por 2 a 1, com dois gols do ídolo galês Mark Hughes e com Ronald Koeman descontando para os espanhóis.
Em adição, é o maior vencedor da FA Cup e um dos clubes com mais torcedores no mundo, que alcança todos os continentes, mesmo a Ásia e América.

Nenhum comentário: